quarta-feira, 21 de abril de 2010

ESTIMULANDO A INOVAÇÃO E A MUDANÇA

ESTIMULANDO A INOVAÇÃO E A MUDANÇA

O que foi que aconteceu com as empresas W. T. Grant, Woolworth, Gimbel’s e Eastern Airlines? Todos esses gigantes faliram! Por que outros gigantes como Sears, Boeing e Digital Equipment implementaram programas radicais de corte de custos, eliminando milhares de empregos? Para evitar a falência!
As organizações bem-sucedidas de hoje precisam encorajar a inovação e dominar a arte da mudança, ou estarão fadadas à extinção. A vitória ficara para aquelas que mantiverem sua flexibilidade, continuamente melhorarem sua qualidade e vencerem concorrentes no mercado com um fluxo constante de produtos e serviços inovadores. A rede de pizzas para viagem Domino’s trouxe inovações que decretaram o fechamento de milhares de pequenas empresas desse setor, cujos gerentes acreditavam poder continuar trabalhando sempre da mesma forma. A Amazon.com está tirando do combate uma série de pequenas livrarias independentes, provando que é possível ter sucesso com a venda de livros pela Internet. A rede Fox Television roubou uma boa parte da audiência jovem de suas concorrentes, exibindo programas inovadores como Os Simpsons, Barrados no Baile e Melrose.
Os funcionários de uma empresa podem ser a mola propulsora da inovação e da mudança, ou podem ser uma barreira para isso. O desafio enfrentado pelos executivos é estimular a criatividade dos funcionários e sua tolerância à mudança. O estudo do comportamento organizacional oferece muitas idéias e técnicas para ajudar no alcance desse objetivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário